segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Museu Rafael Bordalo Pinheiro



Há já uns tempos que queria ver o Museu Bordalo Pinheiro, nunca o tinha visitado e em Outubro fui até lá. Gostei imenso, é pequeno, simples, respira-se bem e ha uma luz bonita. Comecei pela sala da biblioteca, depois pela projecção sobre a vida e trabalho de Bordalo Pinheiro. Passei à sala das cerâmicas onde me apaixonei pelo bule policia inglês e por fim subi ao primeiro andar para ver o trabalho gráfico. O pior ponto deste museu é o barulho que se ouve da estrada mesmo ao lado das janelas e que dificulta a percepção do documentário na sala de projecção. Bordalo Pinheiro, criador de personagens, foi ele próprio uma, mas também uma grande personalidade, capaz de caricaturar a sociedade e o pais. Muitas pessoas não saberão que foi ele que deu vida ao Zé Povinho ou a Maria Paciência.




Depois da casa Bordalo, que apesar de pequena requer tempo para ver, ler e ouvir atravessei o pátio pequeno e visitei a exposição das caricaturas de Antonio que foram feitas para a estaçao de metro do aeroporto. E uma estação que não conheço, mas a exposição deixou-me com vontade de ir até. Na loja comprei duas peças Bordalo Pinheiro e deixei-me à conversa com o senhor que me atendeu. Fiquei a saber que este museu me fará voltar mais vezes porque os trabalhos expostos não são sempre os mesmos. O Museu Bordalo Pinheiro escolheu não mostrar tudo de uma vez, mas mostrar pouca coisa e desta forma valorizar a colecção. Acho que é uma óptima ideia! Pessoalmente, não gosto de museus cheios de coisas amontoadas e, para além disso, outro aspecto que acho muito positivo é poder criar-se uma dinâmica que nos faz voltar lá mais vezes e não ficarmos com o Bordalo Pinheiro na nossa lista de museus portugueses que só visitamos uma vez na vida.


Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 245
Entrada: 1.50€
Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário